O que são plataformas de envio e por que deve considerar usar uma

Como proprietário de um eCommerce, há alguns tópicos e perguntas frequentes que deve ter em mente. Algumas delas dizem respeito ao marketing, ao atendimento ao cliente ou à TI, por exemplo, mas o campo no qual surge mais questões provavelmente é o dos envios.

Os envios são muito importantes porque este é um momento-chave da experiência de compra. É onde o relacionamento entre o vendedor e o cliente atinge um ponto crítico. Se a entrega for negativa para o cliente, é bem provável que ele não volte mais a essa loja online.

 

Anteriormente, abordamos alguns outros tópicos comuns relacionados com os envios, como se deve fixar ou não os seus preços de frete, se é uma boa ideia colocar seguro nas suas encomendas, qual é a melhor maneira de enviar os seus pedidos ou como obter melhores taxas de envio. Acreditamos que o envio é essencial para uma loja online, e é por isso que queremos levantar a ideia das plataformas de envio e por que deve considerar usá-las no seu negócio.

 

 

Processo de envio

Uma loja online pode ter o sistema mais sofisticado do mundo para comercializar os seus produtos e uma ótima equipe de marketing para atrair e gerar leads. A sua equipe de vendas pode ser a mais produtiva e fechar as vendas como nenhuma outra. Tudo isso, claro, é muito importante mas, no final do dia, o ponto principal é que o seu eCommerce leve o produto até o cliente final, certo?

Colocar os seus envios em ordem é mais do que resolver o momento em que eles têm que ser entregues. Como proprietário de uma empresa, você também precisa considerar alguns dos seguintes itens:

  • Transportadoras: o seu eCommerce vai contar com uma ou várias empresas de transporte?
  • Velocidade: você vai oferecer a entrega no mesmo dia, expressa ou em 48 horas?
  • Serviços: você terá à sua disposição serviços como pick-up ou vai oferecer aos seus clientes entregas em domicílio, ou o levantamento das encomendas em um ponto de entrega?
  • Território: a sua loja faz envios nacionais ou internacionais?
  • Custo dos envios:  ele erá totalmente pago pelo cliente, metade pago pelo cliente ou vai oferecer o envio grátis? (Antes de mais nada, não se esqueça de  criar uma política de envios)

É muito para analisar. Em geral, quando se trata de grandes empresas, este não é necessariamente um problema, pois essas companhias têm diferentes departamentos para tratar dessas questões. Mas o que é que acontece quando a loja online é menor, assim como o seu orçamento?

 

 

O que é uma plataforma de envio?

Hoje em dia, a maioria das plataformas de eCommerce vem com integrações de envios que geralmente permitem que você faça a gestão do processo apenas de um lado. Embora os consumidores possam escolher, às vezes, entre diferentes opções de envio, o processo de seleção e reserva das transportadoras, atualização de números de rastreamento, envio de notificações, rastreamento de e-mails e relatórios, é feito principalmente de forma manual.

Uma plataforma de envio é um software que pode ajudar você a lidar com todo esse processo, e que faz muitos dos passos automaticamente. Além disso, ela geralmente possui contratos com várias empresas de envios. Isso melhora o processo de envio, tornando-o mais rápido, fácil e seguro. Graças à automação, você vai gastar menos tempo lidando com isso, porque o plugin acelera cada ação, corta tarefas manuais desnecessárias e gera menos erros e atritos.

No entanto, diferentes empresas têm diferentes necessidades e, portanto, o ponto principal ao usar uma plataforma de envios é encontrar aquela que melhor se adapte às suas necessidades.

 

 

Plataforma de envio: considere usar uma.

Com os consumidores cada vez mais adeptos do e-shopping, estima-se que, até 2014,  95% das compras serão feitas online. Isso significa que a logística e o envio serão constantemente revistos para atingir cada vez mais as expectativas dos clientes. Continue fazendo as coisas como antigamente e, em pouco tempo, o seu negócio vai deixar de ser produtivo. Não é sensato, então, encontrar uma maneira eficaz de repensar e melhorar o processo de envio? E é aí que as tais plataformas entram em jogo.

Esse tipo de software de gestão de envios para o eCommerce trazem um conjunto de vantagens ao processo, deixando tudo acessível em um só lugar. Você pode ver quantos envios foram feitos, quanto está gastando e qual é o desempenho dos seus envios. Desaa forma, você também poderá analisar melhor as suas estatísticas, controlar os seus pedidos e obter uma visão rápida de tudo o que está relacionado com os envios.

Em geral, a maioria das plataformas de envio inclui as seguintes características:

  • Automação: geração de etiquetas de envios e documentos alfandegários para cada empresa de transporte.
  • Variedade: opção de múltiplas transportadoras dependendo das suas necessidades.
  • Agregação: integração com operadoras e taxas que sinalizam os pesos e as dimensões quando não atendem às restrições das empresas/países.
  • Medição: cálculo do custo de envio com base no peso, no serviço da empresa de transporte, nas dimensões do pacote e no destino do envio.
  • Extras: alguns deles têm cobertura de seguro para proteger os seus envios no valor total de qualquer perda potencial.
  • Assistência: serviços de suporte interno, suporte ao cliente e suporte junto à empresa de transporte.
  • Comparação: embora não seja uma característica comum, algumas permitem também que compare diferentes empresas de transporte.
 

Outra coisa que vale a pena mencionar é que algumas dessas plataformas permitem testes gratuitos, o que é sempre muito bom. Normalmente, é possível testá-las durante um mês, verificar toda a plataforma e, se quiser, simplesmente continuar a otimizar os seus envios. Podemos dizer que um software de envios vai poupar muito tempo e, ao automatizar o processo, poderá também poupar um dinheiro considerável.

 

 

Conclusão

Sabe aquelas soluções que você pode nem saber que existem ou que realmente precisa delas? Uma plataforma de envios muitas vezes é exatamente isso.

Mesmo que a sua loja online não tenha muitos problemas com os envios de seus produtos, isso não significa que não possa melhorar a sua forma de lidar com essa importante parte do seu negócio. E ao fazer isso, o seu eCommerce pode sair muito beneficiado. Uma plataforma de envios ajuda o seu processo e economiza o seu tempo. O que torna tudo mais mais fácil, rápido e seguro.

Bom, se depois de ler esse artigo, está se perguntando como exatamente com que uma plataforma de envios pode ajudar o seu eCommerce, contacte-nos.

Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pocket
Pocket

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *