BEM-VINDO

Caro cliente, obrigado por escolher a Shiptimize.

Neste guia lhe mostraremos passo a passo como você pode criar e gerenciar seus envios em nossa plataforma.

Instalação de Plugins

Criamos para você, guias de instalação para que você comece a usar o plugin Shiptimize em sua loja on-line de forma rápida e fácil. Clique no botão abaixo e selecione o plugin de sua loja para acessar o manual.

Guia passo a passo

Por razões de segurança, gostaríamos de recomendar que você altere sua senha. Você pode fazer isso após entrar na Área do Cliente, sob a guia “Configurações” e depois “Sistema”.

Se você precisar de ajuda com seus primeiros envios ou qualquer outra situação, não hesite em entrar em contato conosco pelo e-mail support@shiptimize.me ou pelo telefone +55 11 3197 2236

O que você pode encontrar em sua área de cliente de nossa plataforma?

Após o login, você encontrará 5 abas no canto esquerdo de sua tela: Envios, Estatísticas*, Suporte, Configurações, Logout

Ao clicar em Envios, você terá 2 seções, Criar onde você pode criar seus envios e Estados onde você pode gerenciá-los. Aqui você também criará as etiquetas para seus envios e encontrará todas as informações sobre eles.

*Dependente de seu perfil, você terá acesso às estatísticas de seus envios (Informações de Envios Mensais, e por País).

Dentro da Seção de Criar, você tem acesso para criar um envio manual e carregar um arquivo CSV.

Após criar um envio manual, o sistema o redirecionará automaticamente para o Estado de Entrega, neste caso “Não Enviado” se você clicar em “Salvar e Criar Envio”.

Se você precisar criar mais de um envio, você deve escolher a opção “Criar Novo Envio” para criar tantos envios quantas forem necessários. Todos as envios criados desta forma estão disponíveis no estado “Não Enviados”.

Na aba “Estados” você pode encontrar todos os envios que você criou manualmente ou exportou usando um de nossos plugins e aqui você pode criar e imprimir suas etiquetas de envio e o manifesto de coleta.

Se necessário, nesta aba você pode alterar seus envios, tais como mudança de endereço, transportadora e/ou serviços. Para fazer isso, basta clicar no envio e salvar as alterações após fazer as alterações necessárias.

Incluímos um modo de visualização para que você possa ver todos os detalhes do envio. Basta clicar na seta que aponta para baixo e você terá acesso aos detalhes do envio. Se você quiser fazer alterações, basta clicar na tela e você terá acesso ao modo de edição.

Assim que as etiquetas são criadas e impressas, seus envios passam automaticamente para a seção “Enviados”. Ao imprimir as etiquetas de envio, seus envios são declarados à transportadora e a coleta é agendada caso tenha sido solicitada, portanto, se você ainda precisar fazer alterações no embarque, deve contatar nosso suporte o mais rápido possível.

As etiquetas aparecerão em uma janela “pop-up”, portanto você deve permitir que elas apareçam em seu navegador. Se preferir, você pode recuperar suas etiquetas clicando na palavra “aqui” na seguinte frase que aparece na parte superior da área branca de nossa plataforma:

“Uma nova janela do navegador foi aberta para suas tags. Caso não a veja, por favor clique aqui para recuperar sua etiqueta”. 

Seu Código de Rastreamento pode ser encontrado na coluna que indica a transportadora e o Id de Rastreamento. (Se você clicar nele, será redirecionado para a página da Transportadora).

Seus envios estão atualmente divididos em 3 estados, Não Enviados, Enviados e Entregues. Basta clicar nas seções e verificar o estado de seu envio. Incluímos informações adicionais se você pairar sobre as colunas, o que indica o possível status de seus envios.

Na aba “Enviado” você encontrará todos os seus envios cujas etiquetas foram impressas e ainda não foram coletadas pelo transportador ou que estão em trânsito e ainda não foram entregues a seus clientes. Aqui você pode encontrar os códigos de rastreamento dos vários envios, bem como acessar o link de rastreamento da transportadora.

Ao clicar em cada envio, você pode acessar o “Histórico de Envio” onde você pode encontrar a data e hora da coleta e também todo o histórico cronológico do envio. Ou pré-visualizar usando a seta para baixo para acessar rapidamente seu histórico de envio.

Se o pedido for entregue, o envio transita automaticamente da aba “Enviado” para a aba “Entregue”.

Na seção “Configurações” você pode alterar as configurações de sua área de cliente de acordo com seus desejos e fazer o download de plugins. Nesta tela, há 3 seções: Geral, Envios e Rastreio.

Na aba “Conta” você pode alterar suas configurações de idioma, alterar sua senha e validar as informações de sua conta.

 

Na aba “Opções de Envio” você pode salvar algumas das configurações padrão para seus envios, assim como indicar o país e o transportadora padrão.

Por exemplo, se você sempre quiser agendar a recolha de seus envios, defina sempre o nível de serviço para cada uma das transportadoras ou se você sempre quiser enviar seus pedidos com seguro extra, você deve ir para “Opções Transportadoras” e modificá-las de acordo com suas necessidades.

Sempre que você fizer um novo envio, as opções pré-selecionadas serão selecionadas automaticamente.

Independentemente da seleção automática de algumas características de seus envios, você pode sempre alterá-las para envios individuais após ou durante a criação do envio.

Na aba “Integrações” você terá acesso a todas as integrações disponíveis na Shiptimize, aos detalhes de sua integração e ao gerenciamento e criação das chaves.

Em “Todas as integrações” você pode baixar os manuais de instalação para os vários plugins disponíveis. Consulte o manual do respectivo plugin para obter instruções exatas sobre como instalá-lo e configurá-lo.

Em “Detalhes das Integrações”, você pode configurar quais informações sobre seus envios serão enviadas para sua loja virtual, tais como atualizações de status quando os envios forem recolhidos ou entregues, assim como o código de rastreamento.

Antes de integrar sua loja com nossos plugins, leia atentamente o respectivo manual que você pode encontrar no link a seguir.

Na aba “Rastreamento” você pode personalizar as informações do código de rastreamento enviadas automaticamente aos seus clientes por e-mail. Você também pode personalizar os momentos em que este e-mail é enviado: Quando você imprime a etiqueta, ou seja, quando o envio é declarada na transportadora, ou quando a transportadora recolhe o envio. Você pode optar por receber este e-mail também na Bcc.

Acrescentamos um rascunho deste e-mail em português à sua área de cliente para que o sistema estivesse completo e pronto para uso.

Você pode encontrar manuais extras para download em nosso site aqui

Para remessas domésticas, você pode escolher uma das seguintes transportadoras: Correios, DHL, Jadlog, TotalExpress, Loggi e UPS.

Se alguma destas transportadoras não estiver ativada em sua área de cliente e você desejar utilizar esta transportadora, por favor, informe-nos por e-mail para support@shiptimize.me.

Como faço para criar um envio doméstico?

Clique na seção “Envios” no lado esquerdo da tela e depois escolha a aba “Manual”. Os campos que você vê na imagem acima, do lado direito, aparecerão agora.
No canto superior direito, você encontrará o nome de sua empresa. Caso você tenha mais de uma empresa ou endereço habitual de coleta, você pode escolher aqui qual você deseja.

No lado direito, na aba “Transportadora” você pode escolher a transportadora que deseja utilizar, bem como o serviço que deseja.
Se você quiser que a coleta de pedidos ocorra, certifique-se de que a opção “Serviço de Coleta” esteja selecionada. Para verificar a coleta, você deve clicar na caixa “Serviço de Coleta”. Se esta caixa não for marcada, a retirada não ocorrerá.


Na aba “Opções extras” você pode selecionar opções extras de remessa como assinatura do destinatário na entrega ou seguro
Para remessas cujo remetente não seja nenhum de seus endereços predefinidos, você pode usar as opções extras “coleta e devolução” (coleta em um endereço e entrega em seu endereço) e “coleta e envio” (coleta em um endereço e entrega em outro endereço diferente do seu) existentes nesta aba.
A aba “Colli” permite que você selecione o número de pacotes a serem enviados na remessa. Alguns transportadores não têm esta possibilidade.

Então você só precisa preencher os campos referentes às “Informações do Receptor/Destino”.

  1. Número de pedido: Aqui você tem que preencher seu número de pedido, que pode ser no máximo de 20 letras e números. Este número deve ser único para cada remessa.
  2. Nome 1: Preencha o primeiro e último nome do consignatário ou o nome da empresa
  3. País: BRA
  4. Código Postal: Preencha o código postal do destinatário. No caso de remessas nacionais, o formato do CEP deve ser sempre 0000-000. Se o formato for diferente ou contiver caracteres não numéricos, isso causará um erro impedindo a impressão da etiqueta.
  5. Número: Preencher somente com o número do destinatário. Somente caracteres numéricos são permitidos neste campo. Caracteres não numéricos, como letras e outros símbolos, causarão um erro.
  6. Complemento: O complemento é a informação que serve para dar a localização exata de sua residência. O número do seu apartamento pode ser o complemento do seu endereço.
  7. Logradouro: O campo “logradouro” deve ser preenchido apenas com o tipo e o nome, por exemplo: Avenida Paulista
  8. Cidade: Preencha o nome da cidade postal do endereço residencial.
  9. Estado: Preencher o Estado do endereço residencial
  10. Bairro: Preencher o bairro do endereço residencial
  11. Telefone: Preencher o número de telefone do destinatário. Se você não souber o número de telefone do destinatário, deve preencher seu número de telefone porque é este número que a transportadora usará para informá-lo se houver algum problema com a entrega.
  12. Endereço de e-mail: Preencha com o e-mail do destinatário. Este e-mail será utilizado para enviar as informações relativas ao código de rastreamento e contato pela transportadora. 
  13. Depois de preencher todos os campos acima, você pode clicar no botão “Criar Envio” se houver mais remessas a serem criadas ou clicar no botão “Salvar e Gerar Envio” se quiser imprimir as etiquetas de envio. Mesmo se você clicar em “Salvar e Gerar Envio”, você sempre poderá criar novos envios da próxima vez.

ATENÇÃO:

Na seção “Informações ao Destinatário” você encontrará um campo extra em algumas transportadoras chamadas Província, que corresponde ao estado ou região do país. Ele deve ser preenchido com a sigla ISO correspondente e somente quando for solicitado (por exemplo, CA para Califórnia, EUA).

Para remessas internacionais, você pode escolher os seguintes transportadores: UPS, DHL

Se alguns dos transportadores não estiverem ativados em sua área de cliente e você desejar utilizar essa transportadora, por favor nos informe por e-mail para support@shiptimize.me.

Para criar manualmente um envio internacional é necessário seguir os mesmos passos mencionados acima para criar envios domésticos. As únicas diferenças estão no campo “País” que você deve preencher com o nome do país de destino, e você também deve preencher os campos na seção “Itens de Envio”.

Ao preencher o campo “País” com o nome de um país que não seja o Brasil, os campos extras correspondentes às Informações Alfandegárias são exibidos automaticamente e são obrigatórios.

Na seção “Itens de Envio”, você encontrará os seguintes campos:

  1. Descrição: Você deve indicar brevemente o que você está enviando
  2. Valor: Você deve indicar o valor declarado da remessa
  3. Tipo de Envio: Você deve escolher entre as opções indicadas a que melhor se adapta à natureza de seu envio.
  4. Código HS: Você deve preencher com o código do Sistema Harmonizado de Descrição e Codificação de Mercadorias correspondente à sua remessa. Ele deve conter 6 caracteres com a conformação 0000.00.00.

As informações incluídas na seção “Informações Alfandegárias” permitirão que nosso sistema gere automaticamente a documentação CN22 que você deve afixar em seu pedido. Assim, quando você clicar no botão “imprimir etiqueta”, dois documentos serão impressos:

  • A etiqueta de envio;
  • A documentação do CN22.

Nossa plataforma permite que você crie remessas de devolução, assim como remessas cujos endereços de coleta e de destinatário sejam diferentes de seu endereço. Após selecionar a transportadora desejada, você encontrará a aba “opções extras” onde você pode escolher a opção “Recolher e devolver” ou “Recolher e enviar”.

Se alguma destas opções não estiver disponível com alguma das transportadoras em sua área de cliente e você desejar utilizar essa transportadora, por favor, informe-nos enviando-nos um e-mail para support@shiptimize.me.

A primeira opção, “Recolher e devolver“, é para criar envios de devolução, ou seja, envios de um endereço diferente do seu e cujo destinatário é seu endereço, portanto, somente os campos referentes às informações do remetente aparecerão. Você pode usar este serviço tanto para devoluções nacionais como internacionais.

A opção extra “Recolher e enviar” permite criar envios a partir de um endereço diferente do seu e cujo destinatário é um endereço de terceiros. Desta forma, ao selecionar esta opção, você verá os campos correspondentes às informações do remetente e do destinatário.

 

Enviar fatura as diversas remessas feitas através das diversas transportadoras a cada mês em uma única fatura.

Como o faturamento da Shiptimize é baseado no faturamento dos vários transportadores, e como o ciclo de faturamento dos vários transportadores nem sempre é o mesmo, pode ocorrer que os embarques feitos no final de cada mês só sejam faturados no próximo período de faturamento.

O valor do embarque faturado pela Shiptimize é baseado no peso e dimensões auditados pelos transportadores. Estes dados são verificados automaticamente por instrumentos calibrados pelas autoridades competentes, a fim de evitar erros. Entretanto, se você tiver indicado um valor de peso ou dimensões maior que as reais ao criar o embarque, estes valores serão usados no momento da faturação.

A Shiptimize também lhe faturará por quaisquer encargos extras aplicados pelas diversas transportadoras para os embarques efetuados, de acordo com a proposta apresentada a você.

Se você solicitar uma cotação à Shiptimize, a cotação só será honrada se as situações de embarque forem as mesmas indicadas no momento da cotação (descrição do conteúdo, peso, medidas e destino).

Se você tiver alguma dúvida em relação a um embarque, você deve usar o menu Suporte, que está localizado na barra principal.

Aqui você pode preencher um formulário com suas perguntas e nos dizer como podemos ajudá-lo.

Se surgir uma dúvida em relação a um envio, você deve entrar no envio em questão. Para fazer isso, você deve clicar na seção “Estados” e depois na guia “Enviado”. Aqui você deve selecionar o envio em questão e abri-lo. Irá aparecer uma caixa indicando “Contato/Suporte”. Você deve clicar na opção que melhor corresponda a sua pergunta e preencher o formulário com sua pergunta. Nossos assistentes de suporte ao cliente receberão automaticamente todas as informações necessárias para ajudá-lo.

Se tiver uma questão ou uma sugestão, poderá contactar-nos sempre através do e-mail support@shiptimize.me.

Todas as questões recebidas até as 16h00 horas serão respondidas no próprio dia. As questões recebidas após as 16h00 terão uma resposta no máximo no dia útil seguinte.

Para questões urgentes, pode contactar-nos por telefone através do número +55 11 3197-2236 nos dias úteis entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 15h00 e as 17h00.

O nosso serviço de apoio ao cliente encerra aos fins de semana e feriados.

Precisa de ajuda e não consegue encontrar o que você precisa?

Na Shiptimize, adoramos ouvir nossos clientes. Se você não conseguir encontrar o que precisa, ficaremos felizes em ajudá-lo com isso, por favor entre em contato conosco.